Nos últimos meses eu simplesmente encuquei que quero fazer capoeira, então agora que já estou decidida e minhas aulas irão começar em breve ( =] Eba!!!), resolvi fazer pesquisas sobre o assunto. Vou começar com a origem e historia da capoeira.
A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, dança, cultura popular e música. Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. A-doroOO!!! Olha esse video so pra ter um gostinho do quanto e maravilhosa a tal da capoeira, rsrsrs.
A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
A luta regional baiana.
A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
Capoeira vegetacao |
História
A história da capoeira provavelmente começa com o início da escravidão africana no Brasil.
A capoeira ainda é motivo de grande controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento e o início do século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis com descrições sobre sua prática.
Origem
No século XVI Portugal tinha um dos maiores impérios coloniais da Europa, mas carecia de mão-de-obra para efetivamente colonizá-lo.
A principal atividade econômica colonial do período era o cultivo da cana-de-açúcar, os colonos portugueses estabeleciam grandes fazendas chamadas engenhos, cuja mão-de-obra era primariamente escrava. O escravo, vivendo em condições humilhantes e desumanas, era forçado a trabalhar à exaustão, frequentemente sofrendo castigos e punições físicas. Mesmo sendo em maior número, a falta de armas, a lei vigente, a discordância entre escravos de etnias rivais e o completo desconhecimento da terra em que se encontravam desencorajavam os escravos a rebelar-se.
Neste meio começou a nascer a capoeira. Mais do que uma técnica de combate, surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar a caça dos capitães-do-mato, sempre armados e montados à cavalo.
Quilombos
Não tardou para que grupos de escravos fugitivos começassem a estabelecer assentamentos em áreas remotas da colônia, conhecidos como quilombos. Inicialmente assentamentos simples, alguns quilombos evoluíam atraindo mais escravos fugitivos, indígenas ou até mesmo europeus que fugiam da lei ou da repressão religiosa católica, até tornarem-se verdadeiros estados multiétnicos independentes.
O maior dos quilombos, o Quilombo dos Palmares, resistiu por mais de cem anos aos ataques das tropas coloniais
Foram necessários dezoito grandes ataques de tropas militares do governo colonial para derrotar os quilombolas. Soldados portugueses relataram ser necessário mais de um dragão (militar) para capturar um quilombola, porque se defendiam com estranha técnica de ginga e luta.
A urbanização
Com a transferência do então príncipe-regente Dom João VI e de toda a corte portuguesa para o Brasil em 1808, devido à invasão de Portugal por tropas napoleônicas, a colônia deixou de ser uma mera fonte de produtos primários e começou finalmente a se desenvolver como nação
Já existiam registros da prática da capoeira nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Recife desde o século XVIII, mas o grande aumento do número de escravos urbanos e da própria vida social nas cidades brasileiras deu à capoeira maior facilidade de difusão e maior notoriedade. No Rio de Janeiro as aventuras dos capoeiristas eram de tal jeito que o governo, através da portarias como a de 31 de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais severos e outras medidas de repressão à prática de capoeira.
Libertação dos escravos e proibição.
O império brasileiro tentou amenizar os diversos problemas com medidas como a lei dos sexagenários e a lei do ventre livre, mas o Brasil invevitavelmente reconheceria o fim da escravidão em 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea, sancionada pelo parlamento e assinada pela princesa Isabel.
Livres, os negros viram-se abandonados à própria sorte. Em sua grande maioria, não tinham onde viver, onde trabalhar e eram desprezados pela sociedade que os via como vagabundos.
Foi inevitável que diversos capoeiristas começassem a utilizar suas habilidades de formas pouco convencionais. Muitos começaram a utilizar a capoeira como guardas de corpo, mercenários, assassinos de aluguel, capangas.
Em pouco tempo, mais especificamente em 1890, a República Brasileira decretou a proibição da capoeira em todo o território nacional, vista a situação caótica da capital brasileira e a notável vantagem que um capoeirista levava no confronto corporal contra um policial.
Devido à proibição, qualquer cidadão pego praticando capoeira era preso, torturado e muitas vezes mutilado pela polícia.
Expressões culturais como a roda de capoeira eram praticadas em locais afastados ou escondidos e geralmente os capoeiristas deixavam alguém de sentinela para avisar de uma eventual chegada da polícia. Triste neh?! =(
A luta regional baiana.
Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tanto acentuada, Mestre Bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de capoeira da história. Bimba, ao analisar o modo como diversos capoeiristas utilizavam suas habilidades para impressionar turistas, acreditava que a capoeira estaria perdendo sua eficiência como arte-marcial.
Como a palavra capoeira ainda era proibída pelo código penal, Bimba chamou seu novo estilo de Luta Regional Baiana.
Em 1937 Bimba funda o Centro de Cultura Física e Luta Regional, com Alvará da Secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Seu trabalho obtém aceitação social, passando a ensinar para as elites econômicas, políticas, militares e universitárias. Finalmente em 1940 a capoeira sai do código penal brasileiro e deixa definitivamente a ilegalidade. Começa então um longo processo de desmarginalização da capoeira.
Mestre Bimba |
Atualmente.
Hoje em dia a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior
Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.
O aspecto marcial ainda se faz muito presente e, como nos tempos antigos, ainda é sutil e disfarçado. A malandragem é sempre presente, capoeiristas experientes raramente tiram os olhos de seus oponentes em um jogo de capoeira, já que uma queda pode chegar disfarçada até mesmo em um gesto amigavel.
Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Nao vejo a hora!!!
Nuss! Eu sou tao ansiosa... rsrsrs
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